quarta-feira, 31 de março de 2010

HEUTAGOGIA, ANDRAGOGIA E APRENDIZAGEM CONSTRUTIVISTA QUE ENVOLVE A MODALIDADE À DISTÂNCIA


DATA: 22/03/2010
4º SEMINÁRIO



A equipe apresentou o seminário em forma de historia em quadrinhos conceitualizando HEUTAGOGIA, ANDRAGOGIA E APRENDIZAGEM CONSTRUTIVISTA dentro da modalidade da Educação à Distância.







HEUTAGOGIA - É um termo que foi criado em 2000, definida como o
estudo da aprendizagem autodeterminada, propõe mais do que aprender
sozinho. Para Heutagogia o aluno é responsável pela administração da aprendizagem, não havendo a presença do professor. este modelo pode ser adotado na EAD, especialmente na educação on-line colaborativa (EOL).



ANDRAGOGIA - significa "ensino para dultos", que busca compreender o adulto em seus componentes humanos psicológico, biológico e social. Portanto, a Andragogia, promove o aprendizado através da experiência, estimulando e transformando o conteúdo; impulsionando a assimilação da aprendizagem.
"A Andragogia na essência é um estilo de vida, sustentado a partir de
concepções de comunicação, respeito e ética, através de um alto nível de consciência e compromisso social".
(Adriana Marquez em Palestra no Primeiro Encontro Nacional de Educação e Pensamento, na República Dominicana).


O CONSTRUTIVISMO - O aluno é responsável pela construção do conhecimento na interação social co o outro; procurando estimular a organizar suas próprias experiências, tornando um ser pensante e crítico.

Na concepção construtivista têm-se três modelos teóricos à formação da modalidade à distância.


  • Os conhecimentos são construídos;
Pois o conhecimento provém da atividade do aprendiz e se tem construído em relação com sua ação e sua experiência do mundo (Clancey, 1991).
  • O aprendiz ocupa o bojo do processo;

Numa abordagem acadêmica, o conhecimento e a cultura estão considerados como uma acumulação de dados que se armazenam na memória (Lair,1990).

  • O contexto de aprendizagem desempenha um papel determinante;
Os Construtivistas consideram que qualquer processo de aquisição de conhecimentos e compreensão está intimamente ligado ao contexto social e emocional em que aaprendizagem acontece (Leou,1993).

Vale ressaltar que na aprendizagem Construtivista as principais atividades didáticas tem uma intencionalidade deliberada, compromisso explícito com temas Atualizados e Contextualizados.

Um comentário:

  1. Fantástico!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Gostei muito da síntese e das figuras!!!
    Legal!!!
    Abraços - Renilze Ferreira

    ResponderExcluir