AULA Nº 05
2º SEMINÁRIO
TÓPICOS PRINCIPAIS:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaiVY3up_VKEqNz-2FAR-moCdzKwEuWev3KHySr1PRVVMp0lZCXGywAopS7QW72iyTxZ8l4SYt6EfELg38KY1xdELOq4_LAq28FEtEi3kMOUJX4dNNNyGAslgVtgxbPRbPQKdjMkAcIxI/s200/1%C2%AA+gera%C3%A7%C3%A3o+Ensino+por+Correspond%C3%AAncia.jpg)
1ª Geração à partir 1833 - Ensino por correspondência
3ª Geração à partir 1985 - Multimídia interativo
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1Uz5YdStkRABa_LIW3WGuC-HW6euTGq34c4w_sChHRpB8iA5KJja4CNoJ6922t-vz72EEuj4bipTA3FGQ0J2VLUSKqtY48b0A55XrU_yr5FAH1JDb92u5pqDDxCPcdLWQfOZJ_SNJeR4/s200/4%C2%AA+gera%C3%A7%C3%A3o+1994+E-learning.jpg)
4ª Geração à partir 1994 - E-lerning
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXOjfDiUW3P6Xzk8XTvVG6bg_hhcNEBZ74q1tw9aeCnTWyROgHVtb5rmFzc2CmcBD0XkONkc8aIfBqoEEgo9bWmxHcRXvhWbKtGf3LhJL8FxnNKlkg9FyaNSbnVdZ5GoOpFQGkejQHfvY/s200/5%C2%AA+gera%C3%A7%C3%A3o.gif)
5ª Geração à partir 2004 - N-lerning
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1Uz5YdStkRABa_LIW3WGuC-HW6euTGq34c4w_sChHRpB8iA5KJja4CNoJ6922t-vz72EEuj4bipTA3FGQ0J2VLUSKqtY48b0A55XrU_yr5FAH1JDb92u5pqDDxCPcdLWQfOZJ_SNJeR4/s200/4%C2%AA+gera%C3%A7%C3%A3o+1994+E-learning.jpg)
4ª Geração à partir 1994 - E-lerning
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXOjfDiUW3P6Xzk8XTvVG6bg_hhcNEBZ74q1tw9aeCnTWyROgHVtb5rmFzc2CmcBD0XkONkc8aIfBqoEEgo9bWmxHcRXvhWbKtGf3LhJL8FxnNKlkg9FyaNSbnVdZ5GoOpFQGkejQHfvY/s200/5%C2%AA+gera%C3%A7%C3%A3o.gif)
5ª Geração à partir 2004 - N-lerning
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtWuKdhr-Ln8OTVrlLf2mmDXjDE09vwruhuBfhImqVuQiB3UweytmOqMSWxplSqS9sJ2mAxA-XHaEHiZxRWZPZAmcI19zbPaEGQbVTQOjWdxHi1ZFJZ2mw6yUMokzpTm27n8YNF0pRb1g/s200/6%C2%AA+gera%C3%A7%C3%A3o.jpg)
6ª Geração à partir 2003...?2007...? - Second life
A equipe apresentou o seminário de forma dinâmica, interagindo com a turma.
A 1ª geração tem como tecnologia o aparecimento do correio postal, para distribuição das correspondências. A midiatização de conteúdos e mono-mídia exibindo-se em documentos impressos, a comunicação professor-aluno e aluno-aluno, encontra-se ausente é uma modalidade assíncrona.
Com a implantação dos serviço dos correios, a correspondência em destaque com uma linguagem rápida e visual capacitou os soldados que estavam em guerra mundial, houve o notável crescimento da população alfabetizada nos países centrais, tornou-se um fator decisivo para o maior consumo de jornais.
A segunda geração tem como tecnologia predominante o rádio e o telefone para distribuídos conteúdos. A interação professor-aluno é pouco frequente e aluno-aluno inexistente.
Durante a segunda guerra mundial a radiofonia tornou-se o marco para uso da comunicação. Porém, a radiofonia foi fundamental para o desenvolvimento da indústria(fonografia), deixou no passado seu funcionamento de origem mecânica.
A terceira geração tem como suporte o Correio Eletrônico, marcado pela TV, Vídeo Cassete, CD-RON e os DVDs, pelo Correio Postal que realizou a distribuição dos conteúdos. Esta geração foi marcada pela multimídia, hipermídia interativo. Neste período surgio na TV Globo o programa Roberto Marinho,oportunizando o homem a uma nova forma de interação e aprendizagem.
A quarta Geração é marcada por várias assistências técnicas como: correio eletrônico, blog, chat, vídeoconferência, wiks, banda larga, as mídias da internet e a teia mundial na interação professor aaluno e entre outros.
Com toda essa evolução tecnológica passaram a ter aceso a diferentes cursos por correspondência, facilitando a interação com cursos via televisão e medidos pelo computador.
A formação se amplia cada vez mais através da internet corporativa, abrindo espaço para comunicação feita por satélites associados a canais fechados de televisão.
A quinta Geração tem como início tecnológio o correio eletrônico, fóruns eletrônicos, chat, intant mensage sytems (SMS) instant menssagens (IM), podcats, sistemas wire less, banda larga, Mp3, Celular e funcionalidade de RSS, a comunicação dos conteúdos faz-se através da multimídia e hipermídia com base conectivo em aplicações telemóveis, PDAS e leitores.
A EAD vem sendo desenvolvida para atender as demandas diversificadas da agenda no novo espaço/tempo. O principal desafio para expansão da EAD dentro do processo educativo, envolve diferentes meios de comunicação capazes de ultrapassar os limites do tempo e espaço permitindo a interação dos sujeitos com as diversas fontes de importações.
A sexta Geração levanta várias questões como tecnologia de suporte os espaços virtuais - second life e as hipermidias. Os conteúdos estão distribuídos a cargo das tecnologias Second life, a comunicação professor aluno e aluno-aluno ainda não define como modalidade no ambiente.
"No rítmo de mudança, temos vivenciado novidades intensas, também no contexto educativo e o desenvolvimento permanente das tecnologias de comunicação, de entre outras questões, tem potencializado estratégias educativas, principalmente na modalidade distância. Este movimento tem suscitado a reflexão e pesquisa entre educadores, que buscam refletir a educação neste contexto permeado pelas inovações e a constante tranformação."
(SALES M.)
Muito bom Denise e Jerusa, com certeza vocês estão crescendo neste conhecimento.
ResponderExcluirApenas uma observação - procurem ser mais objetivas. Isto é, escrever de forma bem mais resumida (o blog é para ser feita a síntese da síntese). Certo?
Abraços - Renilze Ferreira