terça-feira, 4 de maio de 2010

INTERATIVIDADE, COPERAÇÃO E COLABORAÇÃO NA PRÁTICA DO ENSINO NA EAD


DATA: 19/04/2010
AULA Nº 10
SEMINÁRIO Nº 07

TÓPICOS PRINCIPAIS:
  • Interatividade
  • Hipertexto

  • Participação / Interação

  • Biodirecionalidade / Hibridação

  • Potencialidade / Permutabilidade

A equipe iniciou o seminário com uma dinâmica "O Jogo do Quadrado da Cooperação" com a finalidade de desenvolver a automotivação entre as pessoas e principalmente a interatividade e a cooperação. Foi formado cinco grupos com seis participantes, portanto, os componentes devem estar atentos as seguintes instruções:

a) Não podem abrir os envelopes até o sinal do início dado pelo intrutor

b) Após abertos os envelopes devem procurar juntar as peças e formar cinco quadrados iguais;

c) Não podem falar ou fazer sinais durante a montagem dos cinco quadrados;d) O tempo para execução da primeira tenmtativa é de cinco minutos, após dá início a atividade e pecorrer os grupos observando os esforços para concretização da tarefa; passado os cinco minutos os grupos que não tiveram conseguido deverão discutir as estratégias de ação sem tocar nas peças.

Em seguida foi apresentado o seminário introduzindo o tema falando sobre a interatividade, é a disponibilização consciente de um ou mais comunicacional de modo expresivamente complexo, ao mesmo tempo atendendo para interações existentes e promovendo mais e melhores interações, seja entre o usuário e tecnologia digitais ou analógica seja nas relações presenciais ou virtuais entre os seres humanos. A tecnologia hipertextual, é um sistema interativo materializado no chip. O usuário em convivência com as novas Tecnologias hipertextuais experimentam a multiplicidade e hibridação.

Suas principais características são: intertextualidade, velocidade, precisão, dinamismo, interatividade, acessibilidade, estrutura em rede, transitoriedade e organização multilinear. O termo hipertexto é conhecido como hipermídia e multimídia, que permite produzir transformar relações possíveis entre imagens, sons, interações de vídeos e textos mediante conexões eletrônicas.

A intervenção é o conceito de interação que veio da física, foi incorporado pela sociologia, pela psicologia social e frequentemente na informática, transmuta-se em interatividade, biodirecionalidade e permutabilidade.

Os três binômios da interatividade são:

a) Participação/Intervenção; modalidade interativa de comunicação. A mensagem tem como caráter múltiplo, complexo e participativo do receptor;

b) Bidirecionalidade Hibridação - é justamente a bidirecionalidade que fundamenta o trabalho da co-autoria, característico da nova lógica da comunicação. produção de comunicação em conjunta entre dois pólos que codificam e decodificam;

c) Potencialidade/Permutabilidade, indica a maior liberdade característica da fruição da mensagem na nova lógica da comunicação.

A potencialidade aponta para a produção de caminhos possíveis e a permutabilidade para as possibilidades de combinação entre múltiplas comunicação, múltiplas redes articulatórias de conexão, liberdade de trocas, associações e significações.

2 comentários:

  1. Bem descrita a aula. Mas, lembre-se, estamos fazendo a síntese do conteúdo. Portanto, nos demais textos detenha-se neste aspecto.
    Renilze Ferreira.

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  2. AGORA ...
    Postem as sínteses deste mês de maio.
    Aguardamos!!! (eu e os demais avaliadores).
    Abraços - Renilze Ferreira

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